segunda-feira, 14 de julho de 2014

As maçãs da minha vida

Gosto de bolos com fruta. Não fruta fresca a decorar (quer dizer, também gosto desses), mas fruta cozinhada junto com a massa do bolo. Com apenas um tipo de massa simples, juntando diferentes frutas ou até uma mistura, temperando com especiarias como a canela, o cardamomo, a noz moscada ou o açafrão, e salpicando com nozes, amêndoas ou o fruto seco de que mais gostamos, consegue-se sempre um bolo diferente.
E de todos os bolos com fruta, prefiro os que têm maçã: crumbles, tartes, boleimas, bolos de fatia mais secos ou com recheios, gosto de todos.
Este gosto veio, sem dúvida, do lado paterno. Lembro-me que, em miúda, sempre que íamos ao restaurante, desde que houvesse tarte de maçã, o meu pai não pedia outra coisa. Comecei por provar a fatia dele, e, por fim, ele teve que começar a pedir duas...
A minha mãe não apreciava, portanto em casa não se fazia. Até eu começar a fazer bolos, claro!
Ainda hoje, sempre que tenho ocasião, é um bolo de maçã que faço para agradar ao meu pai.


Temos uma macieira em casa. Daquela que dá maçãs com muito mau aspeto, mas deliciosas. São absolutamente biológicas, não levam nada... às vezes nem água... :)

Quando chega a altura, num repente, ficam todas maduras e têm que se comer rapidamente. É uma pena, porque no resto do ano tenho que as comprar no supermercado. Não quero queixar-me, mas era bom que a Mãe Natureza ponderasse isto...
ÓBVIO, que grande parte delas acabam aos pedacinhos em bolos e tartes. 

Não são bonitas, mas têm um aroma e um sabor extraordinários!

No verão, quero bolos muito rápidos de fazer e que cozam também rapidamente. É o caso desta proposta: é rápido, delicioso e adequado tanto para levar para o piquenique, como para servir à sobremesa, num jantar de amigos ou formal.
O resultado vai variar de acordo com a maçã que utilizarem, tanto em textura como em sabor, mas aposto que ficará sempre delicioso. Neste caso, as maçãs não se desfizeram durante a cozedura e sentiam-se quando se trincava. O resultado com umas Golden Delicious, por exemplo, será diferente, pois ficam mais tenras, desfazem-se e dão mais humidade ao bolo.

Sol da tarde, na janela da cozinha.

O que dá mais trabalho neste bolo, na verdade, é descascar e fatiar as maçãs.
Vamos a isto?


Bolo de maçã

Ingredientes:

200 gr. de açúcar
3 ovos M ou L
380 gr. de iogurte natural  (de preferência grego, mas pode ser natural, não magro), o equivalente a 3 iogurtes e um pouco de leite
150 gr. de azeite (ou óleo)
raspa de um limão e sumo de meio limão
2 colheres de chá ou 10 ml. de baunilha líquida (pode usar a colher do xarope para medir!)
210 gr. de farinha Sem fermento
130 gr. de farinha integral (pode usar apenas farinha normal)
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 1/2 colher de chá de fermento em pó
pitada de sal

400 gr de maçãs descascadas e fatiadas
100 gr. de açúcar amarelo
1 colher de chá bem cheia de canela

Não vai precisar de batedeira elétrica! 
Pôr o forno a aquecer nos 150 graus, de preferência com ventilação. 
Utilizei uma forma retangular de 30 cm por 20 cm que forrei com papel vegetal para pastelaria, mas esteja à vontade para usar a sua forma preferida, de tamanho médio.
Num recipiente grande, misturar bem, até ficar homogéneo, o açúcar, ovos, iogurte, azeite, raspa e sumo de limão e baunilha. 
Num recipiente mais pequeno, misturar as farinhas, fermentos e sal. Juntar a farinha ao preparado líquido e envolver até estar bem misturado (disse misturar muitas vezes?).
Não bata muito, depois de adicionar a farinha os bolos não se devem bater.

Deite na forma forrada e espalhe a maçã, as fatias direitinhas enterradas na massa, ou então, como quiser!



Misture a canela com o açúcar amarelo e espalhe pelo bolo.


Na forma e temperatura referidas, o bolo demorou cerca de 35 mn a cozer. Ajuste o tempo à sua forma e forno. Use o truque do palito para ver se está cozido!

Tal como disse no início, faça as suas próprias variações: adicione canela à massa, ou passas de uva, nozes, etc.











Sirva morno, frio, sozinho ou com um molho de caramelo e/ou uma bola de gelado de baunilha para uma sobremesa gulosa e decadente.

Mas não deixe de experimentar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por favor, comentários construtivos!