segunda-feira, 21 de julho de 2014

As 2as Sem Carne ou Meatless Mondays e as saladas

2as Sem Carne ou Meatless Mondays é um movimento que se iniciou em 2003, nos EUA, e que agora está presente em 34 países, incluindo Portugal.
 A ideia é que num dia por semana, a segunda-feira (mas claro que pode ser outro que dê mais jeito!), não se consuma nenhum tipo de carne ou derivados. Segundo este movimento, além de ser bom para a nossa saúde, bom para a saúde do país e fantástico para o planeta.


Creio que esta informação do site português está já desatualizada

O movimento é apoiado por muitas personalidades, o que o ajudou a ser conhecido. Mas não é por isso que devemos aderir.
Segundo o site português do movimento, ao objetivo é reduzir o consumo de carne em 15%, o equivalente a um dia por semana, o que ajuda a minimizar o risco de desenvolver doenças crónicas relacionadas com o consumo excessivo de carne, travar as alterações climáticas e minimizar o sofrimento animal. 
Para mim, são razões mais do que suficientes.










Declarado o meu apreço e consequente adesão a este movimento, tenho também que dizer que não vou vegetariana. Mas também já apreciei mais carne, principalmente vermelha, e sem problema reduzi bastante o seu consumo.

Não faço sempre a 2a Sem Carne, mas todas as semanas há um dia em que não se consome carne e faço-o propositadamente.
O desafio culinário foi encontrar alternativas apetitosas que os filhos comessem e que nos alimentasse, portanto com elevado teor de proteína.
E é até bastante fácil desde o caril vegetariano com batata-doce e grão, hamburgueres ou saladas com quinoa ,  massa com molho de tomate, beringela e muito mangericão  ou uma super sopa, à moda antiga.


                         



E os slogans são o máximo!


Qualquer altura do ano é boa para aderir a este movimento, mas o calor do verão pede saladinhas e refeições leves. Vamos aproveitar?

Hoje Ontem,  por exemplo, depois de um dia de trabalho literalmente suado, até a mim, que vivo na cozinha, a ideia de estar ao fogão não me estava a agradar. A caixinha da sopa no frigorífico e a pizza (as vegetarianas são deliciosas) para  os mais novos era opção fácil e lógica. Mas a mim, apetecia-me um miminho.  

Despensa. Lata de grão de bico...Bingo! Uma salada de dois dos meus cozinheiros preferidos, Yottam Ottolenghi e Sami Tamimi, de um livro que se chama "Jerusalem". 
Eles e os seus livros são tão fabulosos que ficarão para outro post, muito em breve.
Aconselho a quem leia inglês que coscuvilhe as receitas de Ottolenghi, publicadas online no jornal The Guardian. Se não souberem, não se preocupem, eu irei trazer várias de certeza!

Esta salada é MESMO muito simples, mas TÂO BOA

Compre um pão rústico e estaladiço para acompanhar e tem uma refeição sem carne que o vai satisfazer. Boa refeição sem carne, seja qual for o dia!


Salada de vegetais frescos e grão de bico frito

Ingredientes ( para 2 pessoas como refeição)

1 lata de grão de bico (400 gramas)
2 pepinos pequenos (escolha-os firmes)
2 tomates grandes, não muito maduros (cerca de 300 gramas)
1 pimento vermelho cru ou assado (de frasco ou asse mesmo na boca do fogão)
1 cebola vermelha pequena
4 rabanetes (opcional)
1 raminho de coentros picados grosseiramente (cerca de 20 gramas, se quiser precisão)
1 raminho de salsa picada grosseiramente (cerca de 15 gramas)
 cominhos e açafrão da índia q.b.

Molho

90 ml de azeite
2 colheres sopa de sumo de limão
1 e 1/2 colher de sopa de vinagre de sidra
1 dente de alho pequeno esmagado e picadinho
1 colher de chá de açúcar
Sal/pimenta

Preparação


Coe a água do grão e seque-o com papel de cozinha. Reserve.
Corte o tomate, o pepino descascado, o pimento e os rabanete em pedacinhos de cerca de 1,5 cm (ou como quiser) e a cebola em fatias fininhas ou picada.
Junte tudo na taça ou prato de servir e misture também  a salsa e coentros.

Num recipiente ou frasquinho com tampa, coloque 75 ml de azeite e os restantes ingredientes para o molho, tape e agite. Tempere com sal e pimenta (se quiser) e agite de novo.

Verta sobre a salada e misture.

Ponha o grão numa taça e tempere a gosto com cominhos e açafrão (sugiro meia colher de chá para começar, adapte ao seu gosto). 
Leve o resto do azeite a aquecer numa frigideira e junte o grão. Frite até ficar estaladiço e coradinho. Em alternativa, leve ao forno a 200 graus, 40 minutos. Tanto de uma como de outra maneira, algum do grão começará a querer estoirar como pipocas. Acautele com, por exemplo, uma tampa de rede, muito útil quando fazemos fritos que podem espirrar a gordura.
Quando estiver pronto, tempere com um pouco de sal. Mantenha quente.

Quando for servir, junte o grão num montinho em cima da salada. Não misture! O molho da salada deixará o grão, de novo, mole.

Não se esqueça do pão!


Péssima fotografia. Fica melhor para a próxima.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Por favor, comentários construtivos!