terça-feira, 15 de julho de 2014

O bolo mármore da avó

Quando penso nisso, há tantas histórias da minha vida que estão relacionadas com comida… Pessoas que me influenciaram e marcaram, refeições partilhadas que até hoje não esqueço, viagens e locais especiais… Espero recordar-me de tudo, à medida que formos conversando,
Uma das pessoas que mais me marcou foi a minha avó materna. Uma avó à moda antiga, mulher forte, mas simples, de óculos, cabelo cinzento, mais tarde branquinho, daqueles que nunca viram tinta. Uma verdadeira matriarca, mãe de oito filhos, seis raparigas e dois rapazes e avó extremosa. Lembro-me de tantas coisas boas, maravilhosas, que ela fez por mim, pelas minhas irmãs e pelos meus primos.
Infelizmente, a vida foi dura para ela. No 11 de setembro, no ataque às torres em Nova Iorque, perdeu o filho mais novo. Foi um golpe duro para toda a família, mas para ela… perder um filho e nestas circunstâncias… Lembro-me de, nos anos seguintes, vermos na televisão, repetindo-se infinitas vezes, as reportagens que mostravam o momento do embate, o desmoronar das torres. E a minha avó, sentada no seu sofá, pousava a renda em cima nos joelhos e olhava para o ecrã. O nosso coração apertava-se porque podíamos apenas imaginar o que ela estava a sentir. Não vamos mais falar sobre isto. Talvez noutra altura.
Sempre que faço um bolo mármore, lembro-me da minha avó e deste episódio da minha adolescência que vou contar, que se repetiu muitas vezes ao longo de anos.
A missa do meio-dia de domingo era obrigatória. Ia porque andava na catequese e porque gostava de cantar e do convívio. Ia também mais contente porque, quando terminava a missa, eu e a minha irmã, a do meio :),  esfomeadas, corríamos rua abaixo até à casa da avó onde sabíamos que nos esperava uma enorme fatia de um bolo marmoreado que se chamava Bolo Holandês. Tantas coisas que esqueci daqueles anos, mas não esqueci o nome do bolo. Às vezes, tínhamos ainda que esperar que  saísse do forno e era comido a escaldar porque a nossa mãe esperava-nos para o almoço!
Como é fácil fazer uma criança feliz com uma fatia de bolo!
DSC05977
Acho que há qualquer coisa num bolo mármore que faz recordar, mais do que outros, a infância. Pelo menos a mim.
O meu bolo mármore preferido, atualmente, é de uma receita que adaptei da chefe Sarabeth Levine.
A massa clara é perfumada com um pouco de baunilha e a escura tem misturada um pouco de café que acentua o sabor do chocolate. Também gosto desta receita porque não é preciso derreter chocolate em barra e porque me ensinou a técnica para conseguir alternar perfeitamente as camadas claras e escura.
Aqui vai:
Bolo mármore
( adaptado de From my hand to yours, Sarabeth Levine)
280 gr. de farinha sem fermento
2 colheres de chá  de fermento em pó (10 ml)
1/2 colher de chá fino se usar manteiga sem sal (2,5 ml)
280 gr. de açúcar mais 50 gramas à parte
180 gr. de margarina ou manteiga sem sal
1 colher de chá de baunilha líquida (5 ml)
4 ovos inteiros
80 ml de café frio (pode ser qualquer tipo de café, inclusivé feito com café solúvel)
35  gr. de cacau em pó (não chocolate)
Aqueça o forno nos 160 graus e prepare a forma que vai utilizar. Gosto de usar uma de bolo inglês e apenas  forrar com papel vegetal. Mas fica ao seu gosto. Se não a puder forrar, unte com margarina e polvilhe com farinha, da maneira tradicional.
Se a manteiga estiver fria, coloque-a cerca de 25 segundos no micro-ondas para ficar com a consistência certa. Bata-a com o açúcar até obter uma pasta esbranquiçada e com algum volume, cerca de 3 minutos. Se a manteiga estiver ainda muito fria, leve-a de novo uns segundos ao micro-ondas. No entanto, não a deixe derreter! Se isso acontecer, faça o contrário e leve-a uns minutos ao frigorífico.
Junte os ovos um a um, misturando bem antes de adicionar o seguinte.
De seguida, adicione a farinha que, entretanto, já misturara com o fermento. Bata apenas o suficiente para que tudo fique bem ligado.
Retire um pouco menos de metade da massa para outra tigela. À parte, misture o café com o cacau e os 50 gramas de açúcar restante, para que este dissolva. Junte à massa e misture bem, mas não bata muito!
Se tiver, utilize uma colher de fazer bolas de gelado para colocar a massa dentro da forma, alternadamente escura e clara… ou clara e escura . Em alternativa, deite colheradas para fazer o mesmo efeito. Depois, com uma faca, misture os dois.
DSC05985
Conseguem ver o pequeno coração que se formou na massa?
Leve ao forno quente cerca de 40 minutos, mas este tempo varia consoante a forma que usar. Utilize o velho truque do palito ou apenas encoste o dedo ao bolo e pressione levemente, para sentir se o bolo está cozido.
DSC05990
Aconselho vivamente este bolo às avós (ou avôs!) para deliciarem os netos e vice-versa, mimemos os avós!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Por favor, comentários construtivos!