sábado, 26 de julho de 2014

Comida de pássaro


A expressão "Everything but the kitchen sink" não é um original português, mas acho-lhe muita piada! Refere-se aquele cozinhado em que limpamos o frigorífico e ainda sai algo bom para comer! Como uma tortilha, por exemplo, ou um arroz "à valenciana" com o restinho das salsichas, o restinho do frango, o restinho das lulas ou dos camarões e o bocadinho de ervilhas que estão no fundo do congelador ou apenas uma omolete com aquele bocadinho de fiambre, de queijo, ou chouriço, ou a quiche  ou... Enfim, acho que todos sabemos do que estou a falar!

No entanto, é mais difícil aplicar isto aos doces. Mas não é uma missão impossível!
Admito que nem todos terão restinhos do que esta receita leva, à disposição na despensa, mas se os tiverem que comprar não se irão arrepender.
Além disso, o produto desta receita é (quase) saudável! Os frutos secos fazem muito bem à saúde, pois são ricos em gordura boa, bons para o coração e dão muita energia.  As nozes, as avelãs, as amêndoas, pinhões e amendoins são ricos em gorduras insaturadas que ajudam a reduzir os níveis de mau colesterol no sangue.

A começar do centro, em baixo, no sentido do relógio : flocos de aveia, amendoim sem sal, sementes de abóbora, maçã desidratada, sementes de girassol e arandos. No centro, sementes de sésamo.


São muito ricos em proteína, antioxidantes, vitaminas, minerais, etc. E se os juntarmos a sementes e cereais?  Precisamos de mais razões? Só se lhes juntarmos algo doce...

E aqui começa o problema... 
Sabem aquele nougat de amendoim que se vende em barrinhas e que é muito duro? Gosto TANTO que nem o posso comprar, porque não me consigo controlar ao pé dele. É assim um comportamento obsessivo-compulsivo (isso e as gomas de melancia).

Pareceu-me boa ideia arranjar algo para o substituir, como estas barritas. Mas, embora sejam (quase) saudáveis, não convém abusar: têm açúcar e alguma gordura.
Há muitas receitas disponíveis na net, mas gostamos desta, inspirada numa receita original de Annabel Langbein.

Sinta-se à vontade para misturar outras sementes, como as de linhaça, outros frutos secos  e outros frutos desidratados, como sultanas ou passas, tâmaras ou ameixas. Pense também nos restinhos de cereais dos miúdos (corn flakes, rice crispies, ou os de chocolate).

São boas para levar na mala para quando dá aquela fominha, para levar para o emprego, para a praia, para a escola, em viagem...



Barritas de comida de pássaro

Ingredientes:

(Para medir utilize uma chávena equivalente a 250 ml)


2 chávenas de flocos de aveia ou 200 gr.

1 chávena de sementes de abóbora ou 130 gr.

1 chávena de sementes de sésamo ou 120 gr.

1 chávena de sementes de girassol  ou 140 gr.

1/2 chávena de frutos desidratados (ao seu gosto)

1  chávena de frutos secos (ao seu  gosto)

100 gr. de açúcar amarelo

120 gr. de manteiga ou margarina

120 gr. de mel

100 gr. de leite condensado OU 85 gr. de manteiga de amendoim

1 colher de chá de baunilha líquida (opcional)


Preparação:

Pré-aquecer o forno nos 175 graus. Forrar um tabuleiro com uma folha de papel vegetal. Não é preciso untar ( o meu tabuleiro tem 30 x 28, pode ser mais pequeno, não convém maior).
Misturar a aveia, os frutos secos e as sementes num tabuleiro largo e levar ao forno já quente por 5 mn. A meio do tempo, mexer com uma colher.
Entretanto, colocar o açúcar, a manteiga, o mel e o leite condensado numa panela e levar ao lume. Depois de derreter e começar a ferver, deixar ferver, em lume baixo, por mais 5 mn.
Retirar do lume e, se usar, juntar a baunilha.





Retirar o tabuleiro do forno e deitar o conteúdo numa bacia, juntar os frutos desidratados. Se forem grandes, como ameixas ou tâmaras, parta aos pedacinhos. Adicionar o caramelo ainda quente e misturar bem.

Deite no tabuleiro que preparou anteriormente e alise com uma colher, enquanto estiver muito quente. Quando arrefecer o suficiente, com a mão aberta, calque com a palma da mão, de forma a ficar liso e bem comprimido. É importante  que comprima bem.



Leve de novo ao forno a 150 graus,  por mais 10 minutos.

Deixe arrefecer bem antes de partir  em quadrados  e degustar.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Por favor, comentários construtivos!